2011-06-30
Da tacanhez como franquia do reino celeste, i. Há almas sobre as quais não é apropriado dizer-se que cogitam, pois o máximo que conseguem é engendrar o que já foi engendrado e está disponível para uso. Mas há uma espécie mais refinada de almas leves, a daquelas que engendram por mania tão tonta no sentido quão na direcção, de que tendem a resultar disparates ou prejuízos em barda. Se a ecologia de umas e outras é a mesma, deus faz bem em atendê-las em intenção semelhante. Segismundo.
2011-06-28
Dos nove capítulos circulares de Alighieri, i. O conatus essendi tem uma arquitectura abismal. O que significa que, antes do capitalismo, a espécie já vivia psicologicamente a hipótese da precipitação e o risco de tombar no abismo através do qual se ia elevando por dentro. A falência é um destino antigo. Segismundo.
2011-06-23
2011-06-21
As coisas como elas são. Não é provável que na época futebolística a vir o mister André Villas-Boas consiga sagrar-se campeão europeu. Intendente G. Vico da Costa.
2011-06-16
Os dois corpos da democracia. Talvez não seja desaconselhado não dar corda demasiada ao deslumbramento em relação à dimensão metafísica ou transcendental do resultado de uma eleição legislativa. A equação e o processo de representação política podem muito mas não podem tudo e o muito que podem não podem sob quaisquer circunstâncias ou durante o tempo todo. Porque uma coisa é a legitimação pelo procedimento, conforme a definiu Luhmann, outra coisa é a legitimação pelo consenso, conforme a definiu Habermas. Atendendo a esta diferença, é provável que não demore a perceber-se que, quando a mole gentia começar a ganir e a rosnar na rua porque a governação está a vibrar-lhes golpes no osso - a austeridade é a doer -, a legitimidade do governo próximo não há-de parecer tão inequívoca quão a pretendem estabelecer ou decretar agora. A mística democrática - nomeadamente a que decorre da legitimação pelo procedimento - resiste enquanto não doa demasiado a quem nela crê. O povo não é de confiança quando o produto da governação e a percepção disso fazem com que o governo não seja de confiança. Nunca descurar o poder e o efeito político do mesmo. Nicky Florentino.
2011-06-14
2011-06-09
Poincaré. A terceira dimensão perfeita numa sala de cinema é a solidão do espectador, portanto a ausência de outros espectadores. Não é o capitalismo que explica isto. Segismundo.
2011-06-08
Ildefonso, o comanche. vieram em paz, anunciou a chegada dos inimigos. eles posicionaram-se em torno da roleta, fizeram as apostas. parecia um ritual, tudo como previsto e como ansiado por ele. que, em cumprimento, ainda estava a sorrir quando sentiu no abdómen, primeiro, e no tórax, depois, a invasão súbita e plúmbea da traição. O Marquês.
2011-06-07
Coisas sérias, iv. Não há-de demorar muito para a marabunta - que, diz-se, inclinou soberana à direita - perceber que o problema político pátrio não era o senhor eng.º José Pinto de Sousa. O fulano era uma consequência e uma manifestação de tal problema, embora muito em estilo encenado, encerado e, por causa disso, irritante, o estilo ó Luís. Insistindo, é provável que a sensação de impotência de quem votou no domingo pela mudança se vá agravar com o coice da consciência de que a abalada por despacho eleitoral do senhor eng.º José Pinto de Sousa não precipitou a esperança ambicionada. Será dureza. C’est la vie. Nicky Florentino.
2011-06-05
Coisas sérias, iii. Eclesiástico, capítulo décimo, versículo segundo, “qual o governador da cidade, tais os seus habitantes”. Ou seja, fodidos como antes. Nicky Florentino.
2011-06-02
Coisas sérias, ii. Na noite de domingo próximo haverá apenas uma notícia boa, quase tão boa como, na escala de Lewis Black, a notícia de haver um Starbucks num lado da rua e outro Starbucks no lado oposto. A notícia boa é que um deles, o senhor eng.º José Pinto de Sousa ou o senhor dr. Pedro Passos Coelho, não será o senhor primeiro-ministro do governo que vier a haver, o décimo nono constitucional. Há, pois, que ter esperança no vigésimo. Ou no vigésimo primeiro. Ou na emigração. Nicky Florentino.
2011-06-01
a Ricardina da repartição de finanças. é sangue e não é da menstruação, disse quando estava à mesa onde os quatro, ela, ele e os dois filhos, costumavam jantar. os miúdos não sabiam o que significava a palavra menstruação e não estranharam a ausência do pai, às vezes o pai não jantava em casa ou chegava mais tarde, espantou-os apenas o avental da mãe, que não estava imaculado como era hábito e cuidado dela. O Marquês.
2003/2024 - danados (personagens compostas e sofridas por © Sérgio Faria).