<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5515885\x26blogName\x3dAlbergue+dos+danados\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://alberguedosdanados.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://alberguedosdanados.blogspot.com/\x26vt\x3d-7878673483950887896', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Albergue dos danados

Blog de maus e mal-dizer 

2008-01-24


O império zandinga. Muito antes de ter jogado futebol com uma camisola axadrezada, Isaías, numa passagem do Livro da Consolação (Isaías, capítulo quarentaeum, versículos vinteedois e vinteetrês), revelou a sua intrepidez ao instar os deuses falsos nos termos seguintes. “Apresentem-se e anunciem-nos o que vai acontecer. Narrai-nos as vossas predições do passado para que prestemos atenção; anunciai-nos o futuro, a fim de podermos verificar o seu cumprimento. Anunciai os acontecimentos futuros e saberemos que sois deuses. Fazei qualquer coisa, para que possamos ajuizar e ver”. Em parte, alguns economistas são como as criaturas instadas pelo profeta. No princípio, antes do verbo, preescrevem o porvir, mais ou menos como o adivinho da história do Astérix, mas com algarismos e vírgulas. Dá ares de coisa parecida com a matemática. Com frequência, porém, o futuro acontece diferente do que foi estimado. Pelo que, depois, adiantada a marcha sobre o tempo que há-de vir, lá vêm eles, os alguns economistas, porque são quem sabe de economia e dos seus números, rever em alta ou em baixa, depende, os palpites anteriores. E tudo continua certo como antes. O que significa que Isaías, coitado, é um profeta fora de moda. Por acaso alguém ouviu falar dele desde que deixou de jogar futebol? Não e eis porquê. Nicky Florentino.


Anonymous Anónimo said...

É pá, como texto especulativo, excelente. Como observação sobre as obrigações telúricas dos economistas, péssimo, E isto é dizer pouco, na ausência do pressuposto de que o caríssimo Nicky é do "gang" dos sociólogos.
Sim, porque é fácil chamar economista a quem não faz mais do que jogar nas baixas (provocadas algumas) e nas altas. comprando numas e vendendo noutras, Mas, às vezes. fodendo-se.  


Enviar um comentário

2003/2024 - danados (personagens compostas e sofridas por © Sérgio Faria).