Ensaio sobre um hossana. Tente-se a revisão da cotação da glória de um feito de דוד. Que, embora pastor e jovem, o mais novo de oito irmãos, filho de um dos mais vetustos efrateus sob o domínio de שאול המלך, bateu-se contra e derrotou um guerreiro gigante, este armado, com o corpo protegido por bronzes e com escudeiro, um filisteu incircunciso chamado גָּלְיָת. O caso narra-se com brevidade. Postos os exércitos israelita e filisteu para a contenda, o gigante גָּלְיָת desafiou quem, só, ousasse contra ele, livrando os demais do combate. Perante a incredulidade dos irmãos e outros, דוד dispôs-se à peleja. Dispensou armadura e investiu na mesma direcção em que avançou o corpo de guerra levantado em seis côvados e mais um palmo do adversário, porém em sentido simétrico, para o encontrar. Levou-se armado de uma funda e de cinco seixos que antes havia pegado e guardado do alforge de pastorícia. O outro vinha com lança numa mão, escudo de bronze na outra mão e espada embainhada à cinta, conduzido pelo seu escudeiro. Prévio à contenda, trocaram insultos e, como é da praxe, reclamaram as respectivas honras e invocaram as suas providências. O que sobeja do episódio é consabido. דוד tomou uma das pedras do alforge e, com a funda, projectou-a, acertando na cabeça de גָּלְיָת, o que foi quanto bastou para o prostrar. Aturdido, o filisteu foi depois decapitado pelo fio da própria espada, também por acto de דוד. Para além de já eleito e protegido divinamente, foi sobretudo este feito que o fez aclamado e herói. Em excesso, porém, é o que nesta oportunidade se pretende atestar. Pois, conforme a crónica canónica do caso, antes do confronto, fez דוד que se soubesse que, quando à guarda do rebanho de seu pai, havia já perseguido e feito mortos os ursos e os leões que, com sanha e cobiça de bicho, haviam tomado como presa alguma parcela ovina daquele conjunto. E, mais, que, no exercício de reparação do rebanho, quando algum urso ou leão se erguia contra ele, com as suas mãos, a nu, tomava a besta pelo pescoço e apertava-o, até a besta perecer por estrangulação. Portanto, o que se deveria celebrar não é tanto o facto de דוד, um pastor imberbe, ter derrotado e esgotado a vida de גָּלְיָת, um titã belicoso e com prepúcio intacto. O que se deveria celebrar é sobretudo o facto de, sem funda, a mãos, דוד abater ursos e leões. Do que o que posteriormente aconteceu a גָּלְיָת, embora não por causa de qualquer ovelha, foi apenas a aplicação derivada de um engenho maior, matar animais ferozes, como a natureza os fez. Segismundo.