Captações, hors de série (ii). Em Herzog.
000“Sentia-se magoado. Tinha razão para isso. Sim. Quanto mais não fosse porque exigira que tantas pessoas lhe mentissem, muitas, muitas, começando, naturalmente, pela mãe. As mães mentem aos filhos por necessidade. Mas talvez a sua mãe tivesse sido igualmente impressionada pela densa melancolia, a sua própria melancolia, surpreendida em Moisés. O ar de família, os olhos, aquele brilho dos olhos. E, embora recordasse com amor o rosto triste da mãe, não podia afirmar, sinceramente, que desejasse ver aquela tristeza perpetuada. Sim, reflectia a profunda experiência de uma raça, a sua atitude perante a felicidade e perante a mortalidade. Esta sombria conjuntura humana, esta pele escura, estes endurecidos traços de submissão ao destino do ser humano, este rosto esplêndido apresentava as respostas dos finíssimos nervos da mãe à grandeza da vida, rica na dor, na morte. Sim, era bela. Mas ele esperava que as coisas mudassem. Quando tivermos conseguido melhores relações com a morte, apresentaremos uma expressão diferente, nós, seres humanos. O nosso aspecto modificar-se-á. Quando chegarmos a um acordo!”. Segismundo.