<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5515885\x26blogName\x3dAlbergue+dos+danados\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://alberguedosdanados.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://alberguedosdanados.blogspot.com/\x26vt\x3d-7878673483950887896', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Albergue dos danados

Blog de maus e mal-dizer 

2003-08-29


Existe montada no imaginário social tardo-moderno do noroeste uma ilusão que obriga os poderes à autenticidade. No entanto, o exercício da mentira, seja ela conveniente, manhosa ou piedosa, é constitutivo da acção política. Não há poder ou autoridade que, nalgumas das suas dimensões, não seja coisa dissimulada, vaga, sombra. É da ordem das coisas assim ser. Porém, sendo a acção política uma acção condicionada, como qualquer outra acção, é condição do seu sucesso que a mentira não seja percebida. Daí que os arautos da transparência e os que a reclamam insistentemente sejam uma perniciosa praga moralista. No limite, têm eles o intento de desapropriar a política da sua própria identidade. A política é política, não é moral. O código que define e regula uma não é o código que define e regula a outra. E é conveniente velar pela diferenciação entre ambas, pois isso é condição da própria sustentabilidade da modernidade e da democracia.
É um facto que Norberto Bobbio escreveu há aproximadamente vinte anos, n’Il Futuro della Democrazia, que a transparência é uma das promessas não cumpridas pela democracia. Todavia, é improvável que alguma vez o venha a ser. A opacidade é uma necessidade do próprio exercício político, inclusive democrático. Blair, o maioral do ten of Downing Street, sabe tudo isto. Por isso joga o jogo. Talvez até fingindo que não o joga, mas jogando-o. É essa a ironia e a illusio dramática do jogo político. Longe, muito longe, portanto, da tragédia. Nicky Florentino e Segismundo.


Enviar um comentário

2003/2024 - danados (personagens compostas e sofridas por © Sérgio Faria).